Sistemas de aspiração central: agregue valor ao seu empreendimento com um baixo investimento

Olá amigos! Você já ouviu falar nos sistemas de aspiração central? Mais uma tecnologia que permite automatizar parte das tarefas domésticas e que apesar de sua popularização relativamente recente no Brasil, já é consolidada há anos em locais como Estados Unidos e Europa.

 

O sistema é constituído por uma central de aspiração que fica normalmente em áreas técnicas, lavanderias, garagens, porões, etc. A esta central é conectada uma rede de tubulações de PVC semelhantes às tubulações da linha branca (de esgoto) e nas extremidades dessas tubulações encontram-se os pontos de aspiração. Essa tubulações podem ser executadas sob forros e pisos falsos ou paredes.

Modelos de central de aspiração (Fonte: Emmeti)

Os pontos de aspiração devem ser espalhados pela casa de forma que a mangueira, que é geralmente de 8m à 11m, alcance todos os pontos dos cômodos. Existem tomadas para esse pontos de aspiração que possuem uma mangueira retrátil embutida na própria tubulação de aspiração.

Outros modelos necessitam da conexão com a mangueira que deve ser armazenada em um local próximo.

Tomada com mangueira retrátil

Para as cozinhas, onde pode haver a geração de detritos com maior frequência e o mobiliário as vezes pode dificultar a utilizar da mangueira de aspiração, existe uma peça chamada glutão, esta é um acabamento que permite, além da conexão com a mangueira, varrer-se a sujeira para próximo dessa e a própria tomada fará sua aspiração, seu acionamento pode ser feito com o pé.

Modelo de glutão (Fonte: Hayden)

Para closets, lavanderias, dispensas e outro ambientes com dimensões reduzidas, pode ser utilizado um ponto aparente com uma pequena mangueira acoplada.

Ponto com pequena mangueira aparente acoplada (Fonte: Hayden)

Por a central ficar em um local mais afastado o sistema é muito mais silencioso que o convencional. A sujeira e os germes coletados ficarão também longe dos cômodos mais utilizados pelos moradores. Ao final de um certo tempo de utilização, deve-se substituir os sacos e filtros instalados na central.

Existe também uma infinidade de acessórios para serem utilizados em conjunto com as mangueiras, que permitirão limpar qualquer tipo de detrito em qualquer local. Diversos bocais, escovas para persianas, tapetes, tubos de extensão para alcançar pontos mais altos ou mesmo limpar sob sofás e armários.

Peça chata para limpeza sob armários, sofás e outros móveis (Fonte: Amazon UK)

Por tratar-se predominantemente da aspiração de pó, as bombas das centrais de aspiração possuem menores potências e como a rede de tubulação é realizada em tubos de PVC a implantação do sistema é de custo relativamente baixo, o maior inconveniente acaba sendo a necessidade de espaços para embutimento dessa infraestrutura. Os sistemas de aspiração central apresentam-se dessa forma com uma tecnologia de baixo investimento que pode agregar muito valor para o seu empreendimento e colocá-lo em posição diferenciada no mercado.

Fontes: http://hayden.com.br/produtos/

http://www.emmeti.com.br/produtos/aspiracao-central

https://litoralvac.com/index.php/aspiracao/

https://www.aspirvac.com.br/saiba-o-que-e-aspiracao-central.html

Sem comentários

Postar um comentário